16/02/2023 15h41

ALERTA: PROBABILIDADE DE EPIDEMIA DE DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Prefeitura de Vila Valério vem a público informar e alertar a população sobre o alto risco de epidemia de dengue neste ano de 2023.

Conforme os dados que têm sido divulgados dos casos de dengue no município, estamos correndo um risco real de entrar em uma situação de epidemia, com uma alta taxa de transmissão e contaminação da doença.

A Administração Municipal em conjunto com toda equipe de Saúde, Endemias e Vigilância informa aos munícipes e turistas a gravidade do problema, pedindo a população em geral que tome as medidas necessárias para a prevenção, sendo este o mecanismo mais eficiente para combater o mosquito causador da doença.

Segundo a Secretária de Saúde Katiucy Tetzner, a principal ação a ser tomada neste momento, é a colaboração de todos nos cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypt.

O enfrentamento ao mosquito acontece de forma simples, evitando o acúmulo de água, local onde o mosquito deposita seus ovos. As dicas para evitar a proliferação do mosquito são sempre as mesmas;

Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Limpe ralos, calhas e canaletas externas;
Atenção com bromélia, babosa e outras plantas e folhas que possam acumular água;
Fique atento ao lixo, deixe fora do alcance de animais;
As dicas são simples, mas que protege todos.

Outo ponto reforçado pela Secretaria Municipal de Saúde, é no que se refere ao uso do carro Fumacê.
Atendendo a Lei de Número 11.421, de 11 de Outubro de 2021, do Governo do Estado do Espirito Santo, fica proibido o uso de inseticida a base do composto neonicotinóides, em todo o Estado Capixaba.

Segue abaixo o trecho da lei e sua justificativa:
Art. 1º Fica proibida a utilização de inseticidas à base do composto neonicotinóides no serviço de Ultra Baixo Volume (UBV) acoplado, conhecido popularmente como fumacê, nos centros urbanos, no âmbito do Estado do Espírito Santo.

Parágrafo único. A proibição disposta no caput tem como objetivo impedir a morte de abelhas, visto que os inseticidas à base de neonicotinóides são extremamente letais para as colônias, possuindo efeito nocivo sobre polinizadores.

Mediante a está lei, cabe ao Município orientar e fiscalizar quanto ao cumprimento das ações elaboradas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Se cada um fizer sua parte, conseguiremos, todos juntos, nos livrar desta ameaça!
É a Prefeitura de Vila Valério no rumo certo do desenvolvimento!