21/08/2023 13h42

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA PROMOVE ENCONTRO PARA FORTALECER A DIVERSIDADE CULTURAL DA REGIÃO NOROESTE DO ES !

No próximo dia 13 de setembro, o município de Nova Venécia sediará a Conferência Intermunicipal de Cultura que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”, onde reunirão representantes dos municípios de Vila Pavão, Vila Valério, Nova Venécia, Boa Esperança, Água Doce do Norte e Barra de São Francisco em um encontro único, com o objetivo de fortalecer a diversidade cultural da região e fomentar o diálogo sobre políticas culturais conjuntas.

O evento representa uma plataforma vital para a troca de ideias, experiências e perspectivas entre os participantes. Através de mesas-redondas, palestras, workshops e grupos de discussão, a conferência busca proporcionar um ambiente propício para a reflexão sobre o papel da cultura na identidade dos municípios e na construção de uma sociedade mais plural e inclusiva.

A cultura, enquanto expressão da identidade e diversidade de uma sociedade, é essencial para o exercício pleno da cidadania e para a construção de uma democracia inclusiva. A conferência abordará a interseção entre cultura e democracia, reconhecendo que o acesso à cultura é um direito fundamental de todos os cidadãos.

As cidades envolvidas têm histórias e expressões culturais únicas, enriquecendo o cenário cultural da região. A Conferência Intermunicipal de Cultura pretende explorar e celebrar essa riqueza, além de debater maneiras de preservar e expandir o patrimônio cultural local. Com a participação de gestores públicos, artistas, produtores culturais, estudiosos e membros da sociedade civil, o evento busca criar um espaço onde todas as vozes possam ser ouvidas e contribuir para a construção de políticas públicas eficazes.

Além disso, a interação entre os municípios promove o compartilhamento de boas práticas e soluções inovadoras, enriquecendo o repertório de abordagens para os desafios culturais contemporâneos. Essa colaboração entre os municípios não apenas fortalece os laços regionais, mas também contribui para o desenvolvimento cultural sustentável e a promoção do bem-estar da população.

A Conferência Intermunicipal de Cultura realizada de forma intermunicipal vem para se tornar um marco na trajetória cultural dessas localidades. Ao promover o diálogo, a reflexão e a colaboração entre os participantes, o evento sinaliza um futuro mais vibrante e diversificado para a cultura da região, onde as expressões culturais são valorizadas e celebradas como pilares fundamentais da identidade local caminhando para a valorização da participação cidadã e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Unidos por esse propósito comum, os municípios envolvidos estão prontos para impulsionar um novo capítulo no desenvolvimento cultural da região, reafirmando o compromisso com a cultura como um direito fundamental de todos.

Kaco Rodrigues

Assessoria de Comunicação PMVIVA