18/05/2023 10h50

EMEF VIVA COMEMORA 21 ANOS E TEM PROJETO DE REDAÇÃO NA ESCOLA

A EMEF VIVA “Kaio Fredy Daré Grigoleto”, comemora 21 anos em 2023, entre várias formas que que se utilizaram para comemorar o aniversário da instituição de ensino, uma delas foi o “Projeto Nossa Escola, Nosso Orgulho” desenvolvido pela disciplina de Redação”.

O projeto teve o intuito de valorizar toda a história da instituição, bem como os profissionais e os próprios alunos, e surtiu um resultado positivo, pois da forma que foi trabalhado, os alunos contaram com uma forma lúdica de colocar as ideias no papel e uma nova forma para aprender.

Segundo a professora idealizadora do projeto na EMEF VIVA, Sirlaine Pains: “A aula de redação é uma aula diferenciada, trabalhamos de uma forma que não seja nos mesmos moldes das aulas de Língua Portuguesa, uma aula onde eles possam realizar atividades praticas e prazerosas. Os alunos tem um ganho muito grande, pois vão além do que estudam na sala de aula. Trabalhamos projetos e atividades que vincula a prática com a teoria tornando o aprendizado muito mais interessantes para os alunos.”

Ainda segundo Sirlaine, as aulas que são ministradas na disciplina de redação, têm o teor lúdico no processo do ensino e aprendizagem, sendo assim os alunos se sentem desafiados a resolverem o que é proposto em sala pelo plano de ensino, trazendo para o contexto social de onde estão inseridos.

Para a Secretária de Educação do Município, Dulcinea Zorzanelli Brumati; “o Projeto de Redação nas escolas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de escrita e comunicação dos estudantes. Ao participarem de atividades de redação, os alunos têm a oportunidade de aprimorar sua capacidade de expressar ideias de forma clara, coerente e argumentativa. A prática regular de escrita contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da organização das ideias e da estruturação de textos, habilidades essenciais não apenas na vida acadêmica, mas também na vida profissional.”

Além disso, o Projeto de Redação nas escolas incentiva a criatividade e a imaginação dos estudantes. Através da escrita, os alunos são encorajados a explorar diferentes gêneros textuais, como narração, descrição, argumentação, entre outros, permitindo que expressem suas ideias e emoções de maneira autêntica. Essa prática estimula a imaginação e o senso de autoria, promovendo a confiança e a autoexpressão dos estudantes.

O Projeto de Redação desempenha um papel essencial nas escolas ao promover o desenvolvimento das habilidades de escrita, comunicação e pensamento crítico dos estudantes. Ao oferecer oportunidades de prática e aprimoramento da escrita, a escola prepara os alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e profissionais, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e a autoexpressão. É fundamental que as escolas valorizem e incentivem o Projeto de Redação como uma atividade regular e significativa em seu currículo.