01/06/2022 11h00

MAIO LARANJA - MÊS DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Finalizando o mês de maio, intitulado MAIO LARANJA, que é dedicado ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, registramos importantes ações desempenhadas em nosso município, através de uma parceria entre as Secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social, envolvendo o Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Projeto VIVA, Apae, escolas, equipes das Estratégias de Saúde Familiar, agentes de saúde e todos os que lutam em defesa da vida.

No dia 03 de maio, aconteceu a 1ª Capacitação em Atenção Humanizada à Vítima de Violência Sexual para os colaboradores das Secretarias envolvidas, ministrada pela referência técnica da Vigilância Estadual de Prevenção e Acidentes da Secretaria de Estado da Saúde, Edleusa Cupertino. No decorrer do mês, diversas atividades foram realizadas com as crianças e adolescentes nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, e também com os usuários do Projeto VIVA e Apae.

Aconteceram outras relevantes ações referentes ao tema. Uma delas foi a ação realizada na comunidade do Arariboia, envolvendo a equipe da ESF Nossa Senhora da Penha juntamente com voluntários da Igreja Adventista. Na ocasião, houve uma palestra com o Dr. Kennet Alvarenga com o tema Violência Sexual Infanto-juvenil, e também a realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.

Outra importante ação foi a Caminhada do dia 18 de Maio, dia D da campanha, no intuito de alertar a população sobre a importância dessa luta, imprescindível para o bom desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Neste dia da caminhada, a população que estava no centro da cidade, foi agraciada com a apresentação da Banda da Apae, juntamente com o Maestro Patrício Bandeira.

No dia 26 de maio, a convite da Secretária de Assistência Social e com a autorização do Superintendente da Polícia Civil da Região Norte, parte da equipe da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso de Linhares (DPCAI) representada pela Dra. Silvana Paula Soeiro de Castro Perini, Delegada de Polícia, a Escrivã de Polícia Brisa Lliria Costa Lima e a Assistente Social Marilene Vieira Barcelos, desenvolveram um diálogo com os alunos dos turnos matutino (5º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e vespertino (1° ao 9º ano do Ensino Fundamental) da EMEF VIVA Kaio Fredy Daré Grigoleto, sobre o tema Abuso e Exploração Sexual. O objetivo dessa ação foi desenvolver o papel preventivo da Delegacia Especializada tendo como norte a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, o “Maio Laranja”. Foi atingido um público total de quase 600 alunos. Para as crianças menores, de 1º ao 5º Ano, o tema foi apresentado de forma lúdica, utilizando uma personagem inspirada no livro infantil “Não me toca, seu boboca” criada especialmente para interagir com as crianças e abordar o tema numa linguagem mais acessível para a faixa etária. Como é um assunto de extrema importância, outras ações estão previstas para acontecer nas escolas do interior.

Toda a população é convidada a ficar mais atenta com nossos pequenos, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionado na forma da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, garante a proteção integral de crianças e adolescentes, conferida à sociedade, conselhos, municípios, estados, de todo o território nacional.