08/05/2023 10h14

MAIO LARANJA: VILA VALÉRIO PROMOVE AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

A Prefeitura de Vila Valério, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem desenvolvendo durante todo o mês de maio, diversas ações para conscientização da população valeriense sobre as formas de enfrentamento ao Abuso, Violência e à Exploração, Contra a Criança e ao Adolescente.

 

A secretaria realizará palestras em todas as escolas do município além da grande mobilização dia D que acontecerá no dia 18 de Maio, quinta-feira, e terá a passeata pelas ruas da cidade.

 

A Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração, Contra a Criança e ao Adolescente, é uma proposta que visa mobilizar, conscientizar e sensibilizar a sociedade na luta a favor de todos os diretos da criança e do adolescente.

 

Todos os dias milhares de meninos e meninas se tornam vítimas e são negligenciados de maneira opressora e criminosa. É considerado violação aos direitos humanos da criança e do adolescente, qualquer ato de violência sexual, psicológica, física, institucional, além do abandono ou exploração econômica.

 

Segundo o art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/90), amparado pelo art. 227 da Constituição Federal, aponta que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a esses indivíduos, com absoluta prioridade, o direito: à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

 

É dever de toda a sociedade lutar por essa causa, para assegurar a proteção dessas crianças, permitindo que elas cresçam em ambientes saudáveis, livre de qualquer descriminação e violência.

 

Prefeitura de Vila Valério, no rumo certo do desenvolvimento!