09/10/2023 15h45

RAMPA DE VOO LIVRE DO VEINHO: PONTO DE ATRAÇÃO E DESAFIO EM VILA VALÉRIO

Localizada entre montanhas e banhada por paisagens deslumbrantes, a Rampa de Voo Livre do Veinho, localizada em Vila Valério, tem destaque no cenário Nacional, considerado por muitos como uma das melhores rampas de vôo a distância do Brasil. Essa joia escondida do Espírito Santo conquistou um lugar de honra no livro dos recordes com um incrível voo livre de longa distância de 233,8 quilômetros, um feito verdadeiramente notável para a comunidade de pilotos de voo livre,  realizada em 6h47min pela equipe composta pelos pilotos Raney Mondeneze de Freitas, Rogerio Vaz da Silva e Frank Brow no dia 13 de setembro de 2020.

A façanha épica que marcou a história da Rampa de Voo Livre do Veinho não passou despercebida pela administração municipal de Vila Valério. A prefeitura lançou um concurso inovador, a "Quebra de Record", que promete pagar a quantia de 5 mil reais ao primeiro piloto que conseguir superar esse impressionante recorde. O concurso é um convite aventureiro para os amantes do voo livre de todo o Brasil, estimulando a busca pela superação de limites e pela exploração do potencial da rampa.

Para entender a importância desse tipo de esporte e o impacto que ele tem na comunidade local e além, conversamos com o Secretário Municipal de Esportes de Vila Valério, Saulo Jose Anacleto Barbosa. Em sua fala, ele destacou a relevância do voo livre como uma forma de promover o turismo, atrair visitantes e estimular o crescimento econômico da região.

Segundo o Secretário Saulo Barbosa: "O voo livre é uma atividade que vai muito além da adrenalina e da aventura. Ele também se torna uma ferramenta de promoção turística para Vila Valério e todo o entorno. A conquista do recorde de voo livre de longa distância só comprova o potencial que nossa região tem para oferecer aos amantes desse esporte. Além disso, o concurso 'Quebra de Record' que lançamos busca incentivar a busca pela superação, algo que acreditamos ser essencial para o desenvolvimento pessoal e coletivo."

O Secretário ainda acrescentou: "Estamos entusiasmados com a resposta que recebemos da comunidade de pilotos de voo livre e do público em geral. A Rampa de Voo Livre do Veinho é um ativo valioso para nossa cidade, e acreditamos que eventos como esse concurso não apenas promovem o esporte, mas também contribuem para o fortalecimento do orgulho e identidade de nossa comunidade."

A Rampa de Voo Livre do Veinho tem se transformado em um ícone da coragem, aventura e superação, e a iniciativa da prefeitura de Vila Valério reflete o compromisso em fazer deste esporte uma parte essencial do cenário esportivo e turístico local. Enquanto pilotos de voo livre de todo o país se preparam para enfrentar o desafio de quebrar o recorde, Vila Valério aguarda ansiosamente para celebrar e aplaudir esses heróis do céu em sua busca pelo topo.