23/05/2023 15h26

Vila Valério promove Passeata em alusão ao maio Laranja !

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, uma passeata afim de fazer a conscientização para o Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Vila Valério.

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a colaboração das demais secretarias e os alunos das escolas da rede municipal de ensino, além de outras entidades públicas e privadas.

O dia nacional de mobilização contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é o dia 18 de maio, porém o município adiou esta data, pois a participação das escolas era fundamental, no dia em questão as escolas estavam em planejamento e não houve aulas o que impossibilitava a participação dos estudantes.

O Coordenador do CREAS, Frederico Alves Schmidt, falou sobre a importância da ação; “Hoje estamos aqui nesta caminhada, para conscientizar a população sobre o nosso dever em combater o Abuso e Exploração Sexual e Crianças e Adolescentes, pois sabemos que elas são indefesas e temos o dever ético e moral de zelar por elas.”

A passeata percorreu a rua principal da cidade e contou com a participação de diversos alunos e todos estavam cientes da importância do enfrentamento contra o Abuso e à Exploração Sexual. Após a caminhada a concentração foi no pátio da igreja matriz, onde falas foram feitas relatando e alertando contra todo o tipo de violência que as crianças estão propensas a sofrer.

O dia 18 de maio foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Prefeitura de Vila Valério, no rumo certo do desenvolvimento.