14/06/2023 15h00

VILA VALÉRIO SE PREPARA PARA A 13ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O CMAS-Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Vila Valério, e patrocínio da Secretaria Municipal de Assistência Social, se prepara para realizar a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Esse ano as Conferências de Assistência Social terão como Tema Central:  “O SUAS que temos e o SUAS que Queremos”. O evento acontecerá no dia 06 de julho a partir das 7h da manhã, na sede do CRAS - Ruth de Paula Paderne Grigoleto.

O objetivo da conferência é promover o diálogo entre governo, profissionais da assistência social, usuários do SUAS, profissionais da saúde e sociedade civil para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos, no que tange o SUAS (Sistema Único de Assistência Social)

Durante a conferência serão elaboradas e votadas propostas tanto de abrangência municipal, como de abrangência estadual e nacional.  As de âmbito municipal serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, bem à Prefeitura Municipal de Vila Valério e as propostas de âmbito estadual e nacional seguirão para debate na Conferência Estadual que acontece em outubro de 2023, onde serão revisadas, reelaboradas e votadas para serem encaminhadas para a Conferência Nacional que acontecerá posteriormente em Brasília no mês de dezembro.

EIXOS

Serão debatidos durante a conferência cinco eixos principais, voltados à gestão da assistência social. Este ano, os temas são:

EIXO 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais;

EIXO 2 - CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

EIXO 3 - ARTICULAÇÃO ENTRE SEGMENTOS: Potencializar a Participação Social no SUAS – Como?

EIXO 4 - SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;

EIXO 5 - BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

As inscrições serão feitas no dia do evento e a participação é aberta a todos.

Prefeitura de Vila Valério, no rumo certo do desenvolvimento.